terça-feira, 12 de novembro de 2013

Escritores - temática da seca - José Américo de Almeida

José Américo de Almeida 


José Américo de Almeida (1887 - 1990) foi escritor e político brasileiro. Sua obra "A bagaceira" deu início à geração Regionalista do Nordeste. Foi eleito para a academia Brasileira de Letras, em 27 de outubro de 1966, ocupando a cadeira nº 38. Foi também advogado, professor universitário, folclorista e sociólogo. 

A bagaceira


Em 1928 publica "A Bagaceira", romance que o tornou nacionalmente conhecido, dando início à Geração Regionalista do Nordeste. O título desse romance denomina o local em que se juntam, no engenho, os bagaços de cana. Figuradamente, pode indicar um "objeto sem importância", ou ainda "gente miserável". No prefácio, o autor manifesta seu espanto diante da realidade nordestina: "Há uma miséria maior do que morrer de fome no deserto: é não ter o que comer na terra de Canaã".

O personagem do romance "A Bagaceira" é Lúcio, universitário e filho de senhor-de-engenho. A partir dele, o enredo se organiza em dois planos. No primeiro, o autor retrata as observações e a análise da vida rural, diante dos sertanejos que fogem da seca, empregam-se temporariamente nos engenhos, sendo comparados aos trabalhadores permanentes do engenho; a ignorância e a miséria coletivas. No segundo, relata o caso de amor, envolvendo a retirante Soledade, Lúcio e o pai deste, Dagoberto.

Links úteis:

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=728&sid=344 - Site da academia brasileira de letras, com informações sobre o autor.

http://www.fcja.pb.gov.br/ - site da fundação da casa de José Américo.

http://www.museuvirtualjoseamerico.pb.gov.br/ - Museu virtual José Américo de Almeida.

http://www.youtube.com/watch?v=ofEegBtq_-A&noredirect=1 - Curta-metragem sobre o escritor.

http://www.youtube.com/watch?v=nhw1_J58Htg - Adaptação para a TV da obra A bagaceira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário