Raquel de Queiroz
Professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga brasileira nascida em Fortaleza, CE, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977) eleita para a Cadeira no. 5, na sucessão de Cândido Mota Filho, e uma das mais importantes romancistas do movimento regionalista contemporâneo do Nordeste. Filha de proprietários rurais do Ceará, foi para o Rio de Janeiro (1915), em companhia dos pais que procuravam, nessa migração, fugir dos horrores da terrível seca, que mais tarde a romancista iria aproveitar como tema de O quinze, seu livro de estréia (1930).
O quinze
O romance mais popular da escritora Raquel de Queiroz, O quinze, retrata a esperança, a fome, o milagre, a morte, a separação e a fé em Deus de que um dia chuvoso irá melhorar a vida de muitos retirantes sofredores.A obra que foi escrita em 1930, conta a saga de retirantes com muita fome que chegam a se alimentar de tripas de carneiro durante a seca de 1915, que também foi vivida pela escritora.
Links úteis:
http://www.brasilescola.com/literatura/rachel-queiroz.htm - biografia da escritora.
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=115 - Site da Academia Brasileira de letras, com informações sobre a autora.
http://www.leituracritica.com.br/apoioprof/aprecia/015oquinzerqueiroz.asp - Leitura crítica acerca da obra O quinze.
http://www.youtube.com/watch?v=voHVzpO2YBA - Enredo animado de O quinze.
Site
Nenhum comentário:
Postar um comentário